sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Inclusão através da tecnologia

A área de negócios sociais – Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos – lança com exclusividade o aplicativo AudiFoto. A novidade é mais uma tecnologia direcionada às empresas que desejam participar da inclusão de pessoas com deficiência em museus, exposições e locais em que as imagens são peças fundamentais para a experiência dos visitantes. O portfólio da área conta com produtos e serviços para que a sociedade se torne mais inclusiva e as empresas pratiquem sua responsabilidade social, inclusive atendendo à legislação.

 O aplicativo acessível para audiodescrição é produto exclusivo da Fundação Dorina e pode ser utilizado em diferentes ambientes sociais. O AudiFoto é gratuito e está disponível para iOS e Android a partir do dia 17 de setembro, e todos os interessados poderão usufruir do recurso nos locais em que for aplicado. O funcionamento é da seguinte forma: após análise prévia, audiodescritores da Fundação Dorina fazem um roteiro de descrição das imagens e ambientes e profissionais da voz gravam os áudios, que serão inseridos nos bacons, sensores que disparam a gravação conforme o usuário se aproxima das peças com seu próprio smartphone ou tablet que tenha o aplicativo instalado. O processo ainda inclui avaliação e validação feitas por pessoas com deficiência visual. Dessa forma, as pessoas cegas ou com baixa visão têm acesso aos detalhes e informações expostos em diferentes ambientes.

"O objetivo é proporcionar independência e autonomia às pessoas cegas e com baixa visão e que a sociedade esteja preparada para recebê-las, seja oferecendo informação, educação, entretenimento, cultura e lazer", afirma Flávio Coelho, gerente de Produtos Acessíveis na Fundação Dorina. "Recursos como a audiodescrição, fundamental para que pessoas com deficiência visual tenham uma experiência completa ao entrar em contato com imagens, estão entre as ferramentas que irão proporcionar inclusão deste público em diferentes ambientes sociais. O AudiFoto é mais uma ferramenta desenvolvida com este objetivo.".

O profissional explica que, diferente da audiodescrição presente em diversas exposições que oferecem informações complementares ao objeto em questão, a que é feita para pessoas com deficiência visual conta com linguagem específica. "Voltado para este público, as descrições das obras e ambientes disponibilizadas por meio do AudiFoto apresentam detalhes do que é visto, proporcionando maior interação do público com o meio".

AudiFoto: um app acessível a todos

O AudiFoto ainda permite a inserção de vídeos com LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais e legendagem, ampliando o público de impacto.

O lançamento oficial do AudiFoto aconteceu na Fundação Dorina, em 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em evento fechado para produtores culturais e museólogos.